terça-feira, 16 de junho de 2015

A estrutura, o elenco e a torcida do Palmeiras seduziram Marcelo Oliveira e o fizeram desistir de viver um período sabático após ser demitido pelo Cruzeiro, no mês passado. Foi isso o que o técnico afirmou ao ser apresentado pelo presidente Paulo Nobre, no início da tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol. No dia anterior, ele assinou contrato válido até dezembro de 2016.

- Depois de dois anos no Coritiba e dois anos e cinco meses no Cruzeiro, pensei que pudesse ficar um pouco fazendo coisas que normalmente não vinha fazendo. Mas me rendi à grandeza do clube, analisei muito o projeto do Palmeiras, que é muito bacana. Hoje tivemos uma reunião com a comissão técnica permanente e me impressionei bastante com a estrutura, com as inovações - disse o treinador, que vê não vê nenhum elenco superior ao do Verdão no futebol brasileiro.

- Considerei muito o elenco do Palmeiras. Penso que podem ter elencos iguais ao do Palmeiras no futebol brasileiro, mas talvez não tenha melhor do que o nosso. Precisamos formar um time forte, utilizar bem a presença do torcedor. Com estádio próprio e uma torcida empolgante, que empurra o time, vamos criar um aproveitamento alto em casa, o que é importante nos pontos corridos. É arregaçar as mangas e ir para o campo.

Marcelo Oliveira, 60 anos, chega ao Palmeiras com status de bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, pelo Cruzeiro. Lá, ele fez uma dupla de sucesso com Alexandre Mattos, que desde dezembro exerce a função de diretor de futebol no Palestra Itália. A boa relação entre eles facilitou as negociações para que Marcelo fosse confirmado como substituto de Oswaldo de Oliveira, demitido há exatamente uma semana.

Sala de imprensa da Academia ficou lotada para receber Marcelo Oliveira (FOTO: Ari Ferreira) 
O tecnico vai se apresentar aos jogadores no período da tarde, quando o grupo se reapresenta após folgar na segunda-feira. Sua estreia será às 21h de sábado, contra o Grêmio, em Porto Alegre. E ele já avisou que não pretende fazer mudanças muito drásticas na equipe que foi treinada pelo interino Alberto Valentim na última rodada

- Assisti atentamente ao último jogo (vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense). Gostei mais do segundo tempo do que do primeiro, vi um comprometimento grande dos jogadores. Não vou fazer mudanças substanciais (para o jogo contra o Grêmio), mas alguma ideia de jogo. Tenho trabalhado com linha de quatro, dois volantes e times ofensivos. No Coritiba, no primeiro ano, fomos o melhor ataque do Brasil. O Cruzeiro era o time que mais finalizava. Pouco a pouco vamos buscando a melhor formação. Não trago comigo a minha maneira de jogar, minha distribuição em campo, acho que isso é moldado pela qualidade dos jogadores.

Veja os principais trechos da entrevista coletiva: 
Ambição de ser tricampeão brasileiro 
Eu já tinha no Cruzeiro a ideia de tentar os três títulos consecutivos e isso fica maior ainda aqui no Palmeiras. Mas esse sentimento é natural. O jogador, quando é contratado pelo Palmeiras, percebe a história, vê o quanto esse clube já conquistou e quanto necessita conquistar agora. Ele já vem com esse sentimento. Não é uma ambição pessoal, é uma ambição como grupo. Como falei, podem existir clubes no Brasil neste momento que tenham uma combinação de coisas boas igual ao Palmeiras. Melhor que o Palmeiras, não. Temos que ser ambiciosos. Criar ambições individuais e também coletivas, é em cima disso que vamos trabalhar.

Leandro Almeida chegando 
Em relação ao Leandro Almeida, ele trabalhou comigo tanto na base quanto na equipe profissional. Eu que dei as primeiras oportunidades a esse jogador. Ele já estava, antes da minha presença, sendo olhado pelo Palmeiras. Não posso comentar sobre jogador que não está no elenco neste momento. Caso se confirme a vinda dele, vamos fazer grande trabalho.

Valdivia fica? 
Valdivia pode ser positivo e útil para qualquer equipe. Se ficar, ótimo. Se não ficar, temos um elenco com jogadores que cumprem bem a função de meia.

Lucas Barrios 
Lucas Barrios é um bom jogador, mas não costumo fazer comentários em relação ao jogador que não está no elenco. Se vier, será bom reforço.

Relação com Mattos 
A amizade com o Alexandre está completamente separada da relação profissional. O que me dá estimúlo para tocar esse projeto com tanto entusiasmo, é que da mesma forma que quando cheguei no Cruzeiro, que vinha de temporadas ruins, está se formando um novo time, com perspectiva positiva. Não dá para trabalhar no futebol pensando que vai dar errado. Trabalho pensando em buscar o melhor resultado. 

Oportunidade para os jovens 
Sou oriundo da base tanto quanto atleta, porque cheguei para jogar futebol com 14 anos, e como técnico também, porque tive experiências importantes com juvenil, juniores. Tenho carinho especial por jogadores da base. No Cruzeiro utilizamos vários jogadores, como Vinícius Araújo, Wallace, Lucas Silva... Jogando, nós temos agora o Alison, o Mayke, trouxemos o Eurico... Não tenho problema com a idade do jogador. Tenho um carinho especial com a base, mas vamos utilizar os melhores no momento. Se for jovem, terá oportunidade. Se for o jogador de mais experiência, será utilizado. É importante a integração com a base, parece que já é feito esse trabalho aqui.

A empolgação 
Estou absolutamente honrado e orgulhoso por estar me apresentando ao Palmeiras, uma instituição grandiosa, de muitos títulos: 11 títulos nacionals, oito Brasileiros... Por isso é chamado de Academia. Enfrentei o Palmeiras como atleta muitas vezes, um time incrivelmente brilhante, e depois como treinador também. Até pensei em dar uma descansada depois de dois anos e cinco meses no Cruzeiro, mas fiquei muito estimulado com o projeto do Palmeiras. Estou chegando com muito entusiasmo, entendendo que podemos fazer coisas importantes pela combinação de aspectos. O Palmeiras tem tradição, tem camisa, tem uma torcida que comparece, é fiel, empurra o time, e formou um elenco de boa qualidade técnica. Viemos com o objetivo muito claro de fazer história aqui no clube, que tem uma história muito rica. Que a gente possa fazer um trabalho em conjunto com comissão, diretoria e atletas, e que esse trabalho traga bons resultados.

FONTE: LANCE

0 comentários :

Postar um comentário