sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A partir do dia 13 de outubro a carreta da Saúde da Mulher estará em Batalha para a realização de exames gratuitos de mamografia. Durante três dias serão realizados cerca de cento e cinquenta atendimentos, exame vital para o rastreamento e prevenção do câncer de mama.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 13, 14 e 15, Batalha estará recebendo a unidade que ficará estacionada em torno da Praça da Matriz fazendo mamografia nos turnos manhã e tarde.

Serão na faixa de 30/manhã e 30/tarde nos dois primeiros dias. No dia 15, será somente pela manhã. Enquanto isso, as UBS estarão fazendo coleta de material para prevenção do colo de útero e as equipes no Nasf (que já estão distribuídas) estarão fazendo palestras de promoção e prevenção contra esses 2 tipos de câncer.

O exame é uma radiografia das mamas, realizada por um equipamento chamado mamógrafo. Este equipamento efetua uma compressão das mamas, para visualizar pequenas alterações, o que permite descobrir o câncer de mama na fase inicial.

Nesses dias estarão sendo realizados o exame citopatológico(prevenção) nos postos de saúde da cidade.

FONTE: Portal Folha de Batalha

0 comentários :

Postar um comentário